Constipação ou gripe?

Aprenda a distinguir a constipação da gripe: podem parecer semelhantes, mas os vírus envolvidos são distintos, assim como os sintomas. Alexandra Malheiro, médica de Medicina Interna no Hospital Lusíadas Porto, explica as diferenças e como se pode proteger.

Constipação ou gripe?

Podem ser confundidas, mas o vírus responsável pela gripe e pela constipação é diferente. Esse facto determina a intensidade dos sintomas, as formas de prevenção e tratamento, bem como outras complicações associadas. Saiba como distinguir a gripe da constipação.

1. Constipação: o que é?

A constipação trata-se de uma infeção das vias respiratórias superiores provocada por um vírus, Rhinovirus, e geralmente é ligeira

Sintomas da constipação

Congestão e corrimento nasal intenso;
Comichão e vermelhidão no nariz;
Diminuição ou perda do olfacto e paladar;
Espirros;
Dor de cabeça;
Dor de garganta;
Febre baixa.

Transmissão da constipação

A transmissão da constipação ocorre, normalmente, de pessoa para pessoa, através do contacto com as secreções respiratórias do indivíduo infetado. Para que isso aconteça, basta que este tussa, espirre ou que fale muito perto de alguém.

Prevenir o contágio

Para evitar contagiar alguém deve:

 Lavar frequentemente as mãos;
Tossir ou espirrar para um lenço de papel ou para o antebraço, protegendo, assim, os outros;
Evitar ambientes com grande concentração de pessoas.

………..

2. Gripe: o que é?

A gripe é uma doença viral que afeta as vias respiratórias. A transmissão do vírus Influenza A, B e C, é feita através das partículas expelidas pela pessoa infetada quando espirra ou tosse.

Sintomas da gripe

Os sintomas mais frequentes são:
Mal-estar;
Dores musculares;
Olhos inflamados
Febre alta;

Transmissão da gripe

Dois dias antes de os sintomas surgirem ou até sete dias depois está no período de incubação da doença, o que significa que pode transmiti-la a alguém.

Prevenção da gripe

A melhor arma de prevenção é a vacinação, que deve ser feita todos os anos, durante os meses de outono e inverno e, de preferência, em outubro ou novembro já que o pico da atividade gripal ocorre entre novembro e fevereiro.

 

A constipação e a gripe assemelham-se nos sintomas, mas são muito diferentes nas causas e tratamentos.
                                            Esta infografia foi publicada na revista Prevenir