3 min

O morango e as suas propriedades nutricionais

Colaboração
O morango é um fruto bastante versátil, utilizado nas mais variadas receitas culinárias, desde doces, bolos, gelados, mousses, sumos, podendo, também, ser adicionado a iogurtes, batidos ou saladas, ou, idealmente ingerido ao natural, como um snack.

O morango é produzido em vários países, sendo os três maiores produtores a China, os Estados Unidos da América e o México. Já na Europa, a Turquia, Espanha e Rússia são os maiores produtores. Em Portugal, as zonas de maior produção deste fruto são o Alentejo, o Algarve, o Ribatejo e o Oeste.
A produção de morango ocorre durante quase todo o ano, embora a sua sazonalidade seja entre os meses de abril e agosto. O seu consumo é preferível na época sazonal devido à sua riqueza nutricional e como forma de contribuir para a sustentabilidade ambiental.

A colheita do morango é feita manualmente ou com ajuda de maquinaria, quando se encontra a ¾ da coloração vermelha. Caso sejam apanhados ainda verdes, o seu sabor é adstringente e ácido. A maturação prolonga-se ao longo do período de armazenamento do fruto. Posteriormente, para não perder qualidade, deve ser refrigerado até 10 dias a menos de 5ºC, e não se deve cortar nem triturar para evitar a decomposição da fruta e, consequentemente, a perda de nutrientes.

Propriedades nutricionais do morango 

O morango é um fruto com um sabor doce e aroma agradável e com baixa quantidade de calorias (aproximadamente 5 kcal por morango). Apenas 10% deste fruto corresponde a conteúdo sólido e 90% é água.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, devemos consumir entre 3 a 5 porções de fruta diariamente. Uma porção de morangos corresponde a cerca de 230g, o que equivale a aproximadamente 15 morangos.

Valor nutricional                    1 taça com ≈15 morangos (230g)

Energia                                                     78kcal
Lípidos totais                                             0,9g
Hidratos de carbono                                12,2g
Proteína                                                     1,4g
Fibra                                                           4,6g
Vitamina A                                                9,2µg
Caroteno                                                  59,8µg
Vitamina C                                              108,1mg
Vitamina B9                                             108,1µg
Magnésio                                                   23mg
Potássio                                                    322mg
Fósforo                                                     59,8mg

Do ponto de vista nutricional, é um fruto interessante, tendo em conta a sua riqueza em micronutrientes, mais concretamente potássio, magnésio, vitaminas A, C e complexo B. O morango é rico em antioxidantes que potenciam a prevenção da oxidação celular. Este fruto contém ácido elágico e antocianinas, substâncias que conferem cor vermelha ao fruto e também propriedades anticancerígenas. O seu conteúdo em vitamina A melhora a função cognitiva e ocular. Já a vitamina B9 e o potássio melhoram a saúde cardiovascular e previnem doenças cardíacas. 

A vitamina C ajuda na defesa do organismo e no fortalecimento do sistema imunitário, assim como na proteção do coração e na prevenção de cancro. Sabia que ingerir uma taça com cerca de 15 morangos (230g) fornece maior quantidade de vitamina C que uma laranja média (140g), isto é, 108,1mg e 79,8mg, respetivamente?
Além disso, as suas sementes são ricas em fibra, com benefício para a regularização do trânsito intestinal.
Concluindo, aproveite esta época do ano e consuma os morangos, que, para além de saborosos, têm uma grande riqueza nutricional!

Ler mais sobre

Nutrição

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Joana Bernardo

Dra. Joana Bernardo

Hospital Lusíadas Lisboa
PT