4 min

5 doenças mais comuns no inverno

Descubra quais as 5 doenças mais comuns nesta altura do ano, e o que pode fazer para prevenir e tratar cada uma delas, com as dicas do Dr. Nuno Pires Pereira do Hospital Lusíadas Albufeira. Prepare-se para um inverno mais saudável.

 As doenças respiratórias como as constipações e a gripe são mais comuns nos meses frios do Outono e Inverno. De facto, as pessoas passam mais tempo nos espaços interiores, permitindo aos vírus passar mais facilmente de um indivíduo para o outro.
 
Adicionalmente o frio e o ar seco podem diminuir as resistências. Mas se começar a fungar ou a tossir com a chegada do tempo frio, como poderá saber se é apenas uma vulgar constipação ou algo mais sério como uma pneumonia? Continue a ler e descubra as diferenças entre vários tipos de doenças mais comuns no inverno.
 
1. Constipação
 
A constipação comum consiste na infeção do nariz, garganta e eventualmente ouvidos. E é possivelmente transmitida após contacto com alguém infetado ou por tocar numa superfície contaminada, como uma maçaneta.
 
Há centenas de vírus que podem causar constipações, sendo o mais frequente o Rinovírus. Os sintomas passam pela tosse, nariz congestionado, dor de garganta, febre ligeira, fadiga, arrepios e dores musculares.
 
A maioria das pessoas estão contagiosas durante uma semana, desde o dia anterior ao início dos sintomas, sendo essencial lavar as mãos com frequência e evitar o contacto com outras pessoas.
 
Não há cura para a constipação comum e o tratamento é sintomático, através do recurso a descongestionantes e anti-histamínicos que podem aliviar os sintomas. O repouso e a hidratação podem acelerar a recuperação, que pode durar de alguns dias a várias semanas.
 
2. Gripe
 
Já a gripe consiste numa infeção que atinge também os pulmões. Adquire-se através das gotículas aéreas contaminadas expulsas com os espirros ou a tosse, ou por contacto com superfícies contaminadas. Os vírus da gripe estão em constante mutação, e é por essa razão que as vacinas podem não ser completamente eficazes. Ainda assim, devem ser tomadas numa lógica de prevenção.
 
Geralmente a pessoa doente sente-se muito em baixo, exausta, com febre, dores musculares, sintomas respiratórios como tosse e espirros, e até diarreia e vómitos. O tratamento é sintomático mediante o repouso, a ingestão de líquidos e toma de medicamentos.
 
Em casos severos e sobre supervisão médica pode haver indicação para administração de tratamentos mais específicos como antivírus, que reduzem a duração, severidade e risco de complicações, sendo que devem ser iniciados precocemente.
 
Os sintomas como a febre e as dores musculares duram 3 a 5 dias, enquanto a tosse e o cansaço poder durar semanas. Deve recorrer-se a assistência médica se surgirem novos sintomas ou se os existentes piorarem, ou se se sofrer de alguma doença que propicie a ocorrência de complicações.
 
3. Covid-19
 
Agora temos também de nos preocupar com a Covid-19, que à semelhança da gripe afeta também os pulmões, e que se adquire geralmente pelo contacto próximo ou através das gotículas respiratórias expelidas enquanto a pessoa infetada fala, tosse ou espirra.
 
Ter a vacinação atualizada de acordo com as recomendações, lavar as mãos, cumprir as regras de etiqueta respiratória e usar máscara se se estiver doente, ajudar a prevenir a propagação da infeção. Enquanto algumas pessoas permanecem assintomáticas, outras desenvolvem sintomas respiratórios, podendo até perder o paladar ou olfato, e até desenvolver vómitos ou diarreia.
 
O tratamento consiste, na maioria dos casos, e como no caso das situações prévias, em medidas que proporcionem alívio sintomático. A doença aguda pode durar uma a duas semanas, ou mais nas infeções graves. Sintomas pós-covid como tosse persistente, febre intermitente, fraqueza e alterações do olfato e paladar, podem persistir durante semanas a meses.
 
4. Bronquite aguda e crónica
 
A bronquite aguda e a bronquite crónica consistem em inflamações dos brônquios (que são as estruturas tubulares que conduzem o ar dentro dos pulmões), resultando num excesso de produção de muco. As pessoas mais suscetíveis são aquelas com alergias, sinusite e também as que estão mais expostas à poluição e fumo do tabaco.
 
A causa das agudizações é geralmente vírica, mas por vezes podem ser causadas por bactérias. Os sintomas principais são a tosse produtiva, pieira e falta de ar. O tratamento é geralmente sintomático, como nas condições prévias, exceto quando evoluiu para pneumonia em que poderá ter de ser tratada com antibióticos.
 
5. Pneumonia
 
Já no que diz respeito à pneumonia, é uma doença que consiste numa infeção dos pulmões, onde os espaços aéreos estão cheios com muco e pus. Os vírus são responsáveis por 1/3 dos casos, e os restantes por bactérias ou fungos inalados, particularmente em pessoas enfraquecidas pela idade, outras doenças ou após cirurgia e em fumadores.
 
Os sintomas podem ser desde ligeiros até graves, pondo em risco a vida, e podem incluir a febre, arrepios, suores, falta de apetite, confusão, tosse produtiva, falta de ar e dor torácica que piora com a tosse ou respiração profunda. O tratamento apenas passa pela toma de antibióticos nas situações em que a causa não é um vírus, sendo o tratamento de suporte também essencial, passando pelo repouso, hidratação e alimentação corretas.
 
A recuperação pode durar até 1 a 3 semanas. No caso de os sintomas não melhorarem após 2 a 3 dias de tratamento deve procurar-se reavaliação médica.
 
Prepare-se para um inverno mais saudável
 
Há cuidados que podem ajudar na prevenção destas doenças típicas do inverno. Desde o respeito pelas regras de etiqueta respiratória, às vacinações recomendadas pela autoridade de saúde, até à adoção de estilos de vida mais saudáveis.
 
Uma alimentação correta e equilibrada (sendo a nossa dieta mediterrânica o seu expoente máximo) e a prática regular de exercício físico, bem como o abandono de hábitos nocivos como o tabagismo, ajudam a que passe um inverno com saúde, evitando as doenças mais comuns desta época do ano.
 
 
 
 

Ler mais sobre

Doenças Infecciosas

Este artigo foi útil?

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT