2 min

Ibuprofeno vs. Paracetamol: tudo o que precisa de saber

Colaboração
Estes dois medicamentos são, possivelmente, dos medicamentos mais conhecidos e mais utilizados por toda a população. Mas será que sabe exatamente quando e em que situações deve tomar paracetamol ou ibuprofeno? Descubra neste artigo, com as recomendações da Dra. Marta Jonet, Coordenadora de Medicina Interna no Hospital Lusíadas Amadora.

Em que consiste o ibuprofeno? 

O ibuprofeno faz parte da família dos medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINE’s) utilizados para tratar a dor, reduzir a inflamação e diminuir a temperatura (febre). Atua bloqueando a produção de prostaglandinas, que são substâncias que estão envolvidas nos processos inflamatórios.

Em que consiste o paracetamol? 

O paracetamol tem ação analgésica (alivia a dor) e antipirética (reduz a febre). Pode ser administrado em combinação com outro tipo de medicamentos e a sua dose deve ser sempre ajustada ao peso corporal do doente. 
Ao contrário do ibuprofeno, o paracetamol não tem propriedades anti-inflamatórias significativas. 

Em que situações é indicado tomar ibuprofeno? 

O ibuprofeno é frequentemente indicado para aliviar a dor associada a condições como dor muscular, dor nas articulações, dor de cabeça, enxaqueca e dores menstruais. É usado para reduzir a inflamação em casos de infeções agudas (otite, amigdalite) e em algumas condições inflamatórias como artrite.

Em que situações se pode tomar paracetamol? 

O paracetamol é indicado para aliviar a dor leve a moderada, como por exemplo dor de cabeça, dor muscular, dor de dente, sendo também utilizado para reduzir a febre. É um medicamento seguro na gravidez, sendo muitas vezes a primeira opção como analgésico e antipirético nestas doentes.

Quem não deve tomar estes medicamentos? 

Algumas condições de saúde limitam o uso de determinados medicamentos. O paracetamol não deve ser utilizado por rotina em pessoas com doenças do fígado e o ibuprofeno deve ser utilizado cautelosamente em pessoas com úlceras gástricas, problemas renais, doenças cardíacas e está desaconselhado durante o curso da varicela. 
Mulheres grávidas devem evitar o uso do ibuprofeno sem orientação médica.
As pessoas com alergia a estes medicamentos devem ter cuidados redobrados, evitando tomar os medicamentos aos quais são alérgicas. 

Quais os riscos de misturar estes medicamentos com outros? 

A combinação de medicamentos deve ser sempre feita com cautela e sob orientação médica, pois pode aumentar o risco dos efeitos colaterais ou interações entre os diferentes medicamentos. 

Misturar anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, com álcool ou outros medicamentos também pode aumentar o risco de efeitos secundários prejudiciais, especialmente no fígado. Também é extremamente importante respeitar as doses máximas dos medicamentos, seja em termos de dose máxima por toma, seja dose máxima diária.


Lembre-se que deve sempre consultar um profissional de saúde antes de combinar diferentes medicamentos ou quando tem alguma dúvida sobre a sua saúde. 
 

Ler mais sobre

Medicamentos

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Marta Jonet

Dra. Marta Jonet

Coordenador da Unidade de Medicina Interna

Hospital Lusíadas Amadora

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT