3 min

Os seus olhos estão preparados para o regresso ao ativo?

Colaboração
Com o fim do verão a aproximar-se, surge também uma oportunidade de cuidar dos olhos: mesmo que não tenha queixas e sinta que está tudo dentro do normal. Voltar ao ativo com saúde, passa também por cuidar da sua visão.

Os olhos são talvez o órgão que mais sofre com o verão: os incontáveis mergulhos nas piscinas, as horas passadas no mar, o sol, o calor... Todos estes fatores podem resultar num maior desgaste dos olhos, queixas de olho seco, conjuntivites e por vezes provocar inflamações e levar a situações de necessidade de acompanhamento médico urgente.

Leia este artigo e descubra as recomendações do Dr. António Santos Melo, especialista e Coordenador da Unidade de Oftalmologia do Hospital Lusíadas Amadora, para um regresso ao ativo com uma visão (quase) perfeita. 

Check-up oftalmológico antes das aulas

Os mais pequenos têm muitas vezes dificuldade em identificar problemas de visão menos graves, e é essencial fazer um Check-up oftalmológico nesta altura em que se antecipa o regresso à atividade escolar. 

“Muitas vezes, o aproveitamento escolar deteriora-se e a atenção das crianças às aulas piora, quando têm algum problema oftalmológico não diagnosticado. É mesmo importante fazer um Check-up para prevenir este tipo de situações”, explica o Dr. António Santos Melo.  

O Check-up é rápido, e consiste numa consulta em que o médico realiza a avaliação da acuidade visual, determina a necessidade da utilização de óculos para correção de erros de refração e realiza o teste da visão cromática para verificar se existem anomalias da visão das cores.

Caso seja necessário, recomenda-se a utilização de óculos ou lentes de contacto, que ajudarão a corrigir os problemas de visão diagnosticados em consulta. Isto resultará num maior conforto para a criança e também possivelmente num melhor aproveitamento escolar. 

Check-up oftalmológico no regresso ao ativo

A visão é um dos 5 sentidos mais importantes, e a partir dos 40 anos, recomenda-se um Check-up oftalmológico de 2 em 2 anos, e todos os anos, a partir dos 60. 

No regresso ao ativo é importante verificar se está tudo bem com a saúde dos seus olhos: vai ser este um dos órgãos mais utilizados no dia a dia, seja para ler emails, para preparar relatórios ou para conduzir. Em qualquer uma das atividades do seu dia-a-dia, dependerá bastante da sua visão, e por isso mesmo é imprescindível verificar se os seus olhos estão saudáveis – mesmo que não tenha nenhuma queixa. 

Na maior parte dos empregos, estamos diante de ecrãs durante quase 8h por dia, e isso pode ter efeitos negativos para a visão. 

Um oftalmologista pode recomendar algumas técnicas para minimizar os efeitos desse uso exacerbado, como por exemplo fazer pausas regulares, recorrendo à técnica 20-20-20 (a cada 20 minutos passados ao ecrã, parar 20 segundos, e olhar para um objeto a 20 pés - 6 metros) e utilizar óculos com filtro de luz azul, entre outras. 

O Check-up oftalmológico no caso de um adulto é rápido, e consiste numa consulta em que o médico avalia a acuidade visual e a necessidade da utilização de óculos, avalia a pressão intraocular para fazer a identificação do risco de glaucoma (lesão do nervo ótico) e observa o fundo do olho para identificar possíveis doenças da retina.

As mais frequentes nesta faixa etária são a Degenerescência Macular relacionada com a idade, as lesões de retinopatia diabética, as oclusões vasculares da retina e do nervo ótico, orientando depois o doente de acordo com as conclusões do Check-up.

Existem vários sinais de que deve ir ao oftalmologista: a visão desfocada, vista cansada, começar a ver mal ao longe, entre outros. No entanto, lembre-se que um Check-up pode ajudar a prevenir vários problemas e a dar-lhe uma visão – e uma vida – com mais qualidade. 

Ler mais sobre

Doenças dos Olhos

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. António Santos Melo

Dr. António Santos Melo

Coordenador da Unidade de Oftalmologia

Hospital Lusíadas Amadora

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT