3 min

Estratégias para manter as resoluções de Ano Novo o ano inteiro

Já voltaram para segundo plano as mudanças tão desejadas para 2024? Há formas de manter essas resoluções durante todo o ano.

É no dia 31 de dezembro que habitualmente se faz uma lista de resoluções para o ano que vem, mas, não é novidade que, após algumas tentativas na implementação de novos hábitos, a maioria das pessoas vai perdendo o foco, voltando às suas rotinas antigas.

No entanto, há formas de combater esses obstáculos. A Prof. Dra. Ana Cláudia Fernandes, Psicóloga Clínica no Hospital Lusíadas Braga, fala-nos de algumas estratégias e truques que pode usar para manter estas mudanças na sua vida, a longo prazo. 
 
Porque resistimos à mudança?
 
A razão por detrás da resistência que sentimos à mudança é a inércia. O corpo resiste à mudança, pois este, por defeito, prefere a estabilidade.
 
Esta resistência à mudança é importante para manter a homeostase – uma função que ajuda o corpo a manter o equilíbrio. A homeostase ajuda o corpo a manter uma temperatura corporal normal, a regular o metabolismo, a manter o peso, entre outras funções essenciais para a nossa sobrevivência. A homeostase funciona como um termómetro – e qualquer mudança de hábitos faz com que seja ativada esta sensação de “inércia”, que não é nada mais do que o corpo a proteger-se.
 
Por isso, é normal que haja uma resistência do corpo a grandes mudanças.
 
 
Alguns conselhos para manter as mudanças a longo prazo
 
 
1. Foque-se num objetivo de cada vez: é comum escolher-se várias coisas – talvez seja a pressão das 12 passas na mão a funcionar. No entanto, não é realista nem saudável mudar várias coisas ao mesmo tempo. Tente estabelecer prioridades e, se tiver um terapeuta ou até um amigo ou parente próximo, peça-lhe ajuda para identificar aquilo que é mesmo mais importante mudar na sua lista de resoluções.
 
2. Faça um plano detalhado para o concretizar: não basta escolher um objetivo – é necessário fazer um plano de como o vai conseguir alcançar. Foque-se nas várias etapas necessárias, lembre-se que as mudanças mais sustentáveis demoram, e veja o que pode fazer em cada mês do ano, para estar mais perto desse objetivo;
 
3. Não repita sempre as mesmas resoluções: escolher todos os anos resoluções que não conseguiu implementar com sucesso nos anos anteriores, como perder peso, ou, deixar de fumar, vai gerar-lhe a- sensação de que está sempre a falhar; é preferível encontrar uma alternativa, escolhendo objetivos que não estão associados à sensação de derrota no passado.  
 
4. Perceba porquê, como e quando: porque quer mudar esse aspeto da sua vida em específico? Como poderá fazê-lo? E quanto tempo vai ser necessário para alcançar esse objetivo? Colocar todas estas questões ajudará a esclarecer quais os desafios que vai ter de ultrapassar para que consiga atingir o objetivo a que se propôs.
 
Questões fundamentais que deve colocar no estabelecimento de novos objetivos:
 
1. O objetivo é consistente com os valores pessoais mais importantes? A não concretização de um objetivo pode ter a ver com o facto de este estar em conflito com o que é mais importante para a pessoa.
 
2. Será que este objetivo merece o tempo e a energia que serão necessários para o concretizar?  Será apenas um sonho para o qual não está disposto a trabalhar (e.g. muitas pessoas gostariam de viajar pelo mundo, mas não estão dispostas a poupar dinheiro para a viagem).
 
3. Será possível concretizar esse objetivo? Trata-se de um objetivo realista?
O objetivo é específico, a pessoa dispõe dos recursos necessários e é alcançável dentro do prazo estabelecido? Os objetivos podem ser modificados com um aumento da informação disponível.
 
5. É um objetivo positivo? Isto é, é preferível estabelecer objetivos de valência positiva (ex. comer 3 refeições equilibradas e nutritivas 3 vezes ao dia), do que estabelecer um negativo (fazer dieta).
 
Em suma, o corpo pode resistir à mudança, mas existem várias estratégias práticas de contrariar a resistência e ajudá-lo/a a sair da zona de conforto.
 
 
Siga as dicas neste artigo para que seja este o ano em que as suas resoluções se concretizam. E na Lusíadas Saúde poderá contar com o apoio de equipas multidisciplinares para atingir os seus objetivos de uma forma sustentável.
 
 
 
 

Ler mais sobre

Saúde Mental

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Prof. Dra. Ana Cláudia Fernandes

Prof. Dra. Ana Cláudia Fernandes

Hospital Lusíadas Braga

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT