3 min

Alimentação equilibrada nas festas de fim de ano

Colaboração
Poderá abrir exceções nesta fase, mas o mais importante é retomar a disciplina alimentar logo depois dos excessos. Siga as dicas da Dra. Ana Bravo, nutricionista no Hospital Lusíadas Porto, para um fim de ano sem culpa e com sabor.

“Na verdade, há momentos para tudo e as festas podem ser momentos de exceção, desde que logo depois regressemos aos cuidados alimentares”, explica a Dra. Ana Bravo, nutricionista no Hospital Lusíadas Porto. 

A palavra “dieta” tem origem na palavra grega díaita, que significa “modo de viver” e também no conceito diaeta (do latim), que significa “comedimento na forma de comer e beber”. Deve haver equilíbrio na dieta, todos queremos um modo de viver feliz!
 
Assim, poderá abrir exceções no jantar do último dia de 2023 e no almoço do primeiro dia de 2024, “sem culpa, com sabor”, com o compromisso de, entretanto, não petiscar aqui e ali, retomando a disciplina alimentar logo depois.

Fazer escolhas é essencial nesta época

Não deve manter o que restar da ceia de Natal à vista, de forma a não tornar uma tortura resistir àquela rabanada ao lanche ou ao pão-de-ló ou ao bolo-rei ao pequeno-almoço. 

Escolher entre entradas e sobremesas, ou fazer refeições leves entre os grandes eventos desta época (ceia e almoço de Natal, ou jantar de Ano Novo), são alguns dos truques. 


•    Escolha as suas exceções - se quer muito aquela sobremesa ou se aquele salgadinho não lhe sai da cabeça, saboreie na sua refeição semanal livre (sim, ela pode existir);
•    Se vai comer fora, deve evitar sair de casa já com vontade de comer- pode experimentar comer uma sopa e/ou 1 peça de fruta antes; 
•    Evite os doces ou divida a sobremesa e evite as entradas, a menos que opte por uma salada ou fruta;

Deve retomar de imediato a sua rotina com cuidados alimentares e mais uma vez, com equilíbrio.
 
Cozinhe refeições mais saudáveis de forma simples

Há sugestões que poderá usar para tornar os cozinhados - sejam doces ou salgados - mais saudáveis e menos calóricos, que poderá usar conforme precise e faça sentido para si.

•    Pratos principais - pode reduzir a gordura dos assados colocando uma boa cama de legumes, usando a regra de 1 colher de sobremesa de azeite (uma das gorduras mais saudáveis) por pessoa;

•    Sobremesas - pode diminuir a quantidade de açúcar, substituindo-o por fruta (em puré, por exemplo). Pode também usar stevia, canela, ou raspas de citrinos para dar sabor, e diminuir a quantidade de gordura dos bolos substituindo-a por purés de curgete, chuchu, abóbora ou até de banana ou maçã se também pretender adoçar. 
 
Retomar o dia a dia saudável depois dos excessos

Vamos ao que mais devemos focar: retomar o dia a dia saudável e feliz após as festas. Para tal, ficam algumas sugestões que nunca é demais relembrar: 

•    Tome o pequeno almoço;
•    Não esqueça as merendas (de forma a não chegar às refeições principais com muita vontade de comer e eventualmente algum descontrolo);
•    Coma devagar, idealmente sem outra distração que não seja um bom convívio;

•    Não encha demasiado o prato ou coma num prato mais pequeno - “os olhos também comem”, todos sabemos;

•    Hidrate-se: não se esqueça de ir bebendo água - pode ter como referência cada refeição e beber um bom copo de água antes e se lhe custa beber água simples pode optar por infusões ou dar um aroma à água usando fruta socada ou ervas aromáticas a gosto.


“Nem sempre nem nunca, é o segredo”, explica a nutricionista. O equilíbrio é a chave no que respeita à alimentação, e só esse equilíbrio nos mantém no caminho certo a longo prazo. Permita-se aproveitar o melhor das festas de final de ano, sem causar uma disrupção desnecessária nos esforços que vai fazendo ao longo do ano para ser saudável. 
 

Ler mais sobre

Dietas

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Ana Bravo

Dra. Ana Bravo

Hospital Lusíadas Porto
PT