Sabe lavar as mãos?

4 minutos de leitura

Parece um ato banal, mas a verdade é que lavar as mãos corretamente é uma das mais importantes medidas de prevenção e controlo de infeções na área da assistência à saúde.

Portugal encontra-se entre os países da Europa com uma prevalência mais elevada de infeções hospitalares. Dados recentes apontam para 10,5% quando a média dos países europeus é de 5,7%. Desta forma, é indispensável alertar todos os envolvidos nos cuidados de saúde, mas também os próprios doentes e os seus familiares para a importância de saber lavar as mãos, já que 80% das infeções são transmitidas pelas mãos.

Porque precisamos de lavar as mãos?

Porque a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem transferir-se de uma superfície para outra: Por contacto direto (pele com pele) e por contacto indireto (através do contacto com objetos e superfícies contaminados);

Porque as mãos são o veículo principal de transmissão de infeções entre os profissionais de saúde;

Previne a contaminação do ambiente hospitalar por potenciais patógenos;

Previne as infeções hospitalares nos doentes e a transmissão cruzada de microorganismos entre doentes;

Ajuda os profissionais de saúde a protegerem-se das doenças infecciosas ocupacionais, como o vírus da hepatite C.

Flashmob no Hospital de Cascais ensina

O Hospital de Cascais foi a primeira unidade de saúde distinguida com uma certificação ambiental e é acreditado pela Joint Commission International, pela segurança e qualidade da prestação de cuidados de saúde.

Os seus colaboradores protagonizaram um flashmob no hospital, com o objetivo de sensibilizar os profissionais de saúde, doentes, familiares e toda a comunidade para a importância da higiene das mãos na prevenção das infeções associadas aos cuidados de saúde.

Durante cerca de dois minutos, mais de 100 colaboradores, entre estes médicos, enfermeiros, técnicos, administrativos do hospital dançaram ao som da música “Love me like you do”, da Ellie Goulding, com uma letra adaptada e alusiva à higiene das mãos.

Higiene com SABA

SABA refere-se a uma Solução Antissética de Base Alcoólica, que os profissionais de saúde usam para a higienização das mãos. Mas não chega usar a solução certa, “é preciso saber lavar bem as mãos com ela, assim como saber quando usar, e foi esse o destaque que foi dado na nossa flashmob“.

Os 5 momentos principais da higienização

1 – Antes do contacto com o doente;

2 – Após o contacto com o doente;

3 – Após o contacto com áreas próximas do paciente;

4 – Antes dos procedimentos assépticos;

5 – Após risco de exposição a fluidos corporais.

Veja o vídeo que fizemos na página de Youtube da Lusíadas, ou no site do Hospital de Cascais.

Fonte: OMS  e DGS

LER MAIS