2 min

Estomatite: o que é, causas e tratamento 

A estomatite é uma inflamação que ocorre na cavidade oral, em particular nas mucosas orais, gengiva, língua, lábios e garganta. Neste artigo, o Dr. Luís Sequeira Fernandes, Coordenador de Medicina Dentária da Clínica Lusíadas Almada, explica o que é, o que causa e como se trata esta condição. 

O que é a estomatite?

A estomatite é uma inflamação da cavidade oral que afeta particularmente  as mucosas orais, gengiva, língua, lábios e garganta, e pode ser caracterizada por pequenas úlceras ou feridas na cavidade oral.
Esta condição pode afetar ambos os sexos e surgir em qualquer idade, ocorrendo, maioritariamente na primeira infância (estomatite infantil), afetando os tecidos moles da boca até à garganta. 

No adulto, tendem a manifestar-se de uma forma mais agressiva, sendo, no entanto, mais frequente em pessoas imunodeprimidas ou que usem próteses desadaptadas e/ou mal higienizadas.

Quais são as principais causas da estomatite? 

A estomatite é de causa multifatorial e muitas das vezes coadjuvante a determinados fatores de risco, que favorecem o seu desenvolvimento. As principais causas estão relacionadas com infeções virais, como o herpes simplex (HSV-1), infeções bacterianas ou infeções fúngicas. 
Outros fatores que podem desencadear ou contribuir para o desenvolvimento da estomatite incluem lesões na boca, deficiências nutricionais, fraca imunidade, ansiedade e stress, reações alérgicas a determinados alimentos ou medicamentos, próteses mal adaptadas ou má higiene oral, tratamentos mais evasivos ou doenças endócrinas e/ou sistémicas.
A estomatite ocorre com maior prevalência nas estações mais frias (outono e inverno), altura em que ocorrem a maioria dos casos de gripes e constipações, deixando o sistema imunitário mais frágil.

Quais os principais sinais e sintomas da estomatite? 

Os principais sinais e sintomas da estomatite incluem dor e desconforto na boca e/ou cavidade oral, feridas ou úlceras / aftas na mucosa oral, gengivas ou língua, irritabilidade (mais frequente nas crianças), vermelhidão e/ou inchaço nos tecidos moles da boca, sensação de queimadura e/ou boca seca, dificuldade para engolir e/ou perda de apetite, mau hálito, cefaleias, febre por vezes alta e aumento dos gânglios linfáticos na região do pescoço.

Quais os principais tipos de estomatite?

Estomatite aftosa, herpética, viral, angular, nicotínica, vesicular, protética, moriforme, ulcerativa e gangrenosa.

Como se trata a estomatite? 

O tratamento está assente numa terapia medicamentosa e varia de acordo com o tipo de estomatite presente, tendo como objetivo aliviar os sintomas e reduzir o tempo de cicatrização, ainda que na grande maioria das vezes, a afeção não requer qualquer tratamento.
O tratamento pode incluir a prescrição de analgésicos antipiréticos e anti-inflamatórios tópicos ou sistémicos para alívio da dor, antissépticos orais, medicamentos antivíricos, antifúngicos ou antibioterapia. Aconselha-se uma adequada prática dos cuidados de higiene oral, uma dieta variada e equilibrada, consumo de bebidas frias para alívio da dor e evitar alimentos ácidos e/ou irritantes para a mucosa oral.

Lembre-se sempre que, em casos persistentes ou graves, é essencial procurar a orientação de um profissional de saúde para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado, e poderá sempre encontrar esse acompanhamento numa das clínicas dentárias da Lusíadas Saúde perto de si.

Ler mais sobre

Boca e Dentes

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. Luís Sequeira Fernandes

Dr. Luís Sequeira Fernandes

Coordenador da Unidade de Medicina Dentária

Clínica Lusíadas Almada
PT