Como se faz uma ressonância magnética

6 minutos de leitura

O que tem de fazer antes e durante este exame, imprescindível para o estudo de muitos órgãos ou do sistema musculoesquelético.

O que é a ressonância magnética?

A Ressonância Magnética (RM) é um dos mais modernos métodos de imagem. Permite a visualização dos órgãos do interior do corpo humano e das estruturas superficiais musculares, ligamentares e tendinosas. Utiliza um alto campo magnético para obtenção das imagens, em exames que duram, em média, 30 minutos.

Para que serve?

A ressonância magnética é uma ferramenta imprescindível para:

  • Estudos neurológicos do cérebro e medula;
  • Visualização de vasos sanguíneos (artérias e veias) e deteção de doenças vasculares;
  • Diagnóstico de doenças do sistema musculoesquelético;
  • Avaliação urológica (rins, bexiga e próstata) e ginecológica (útero, ovários);
  • Exames fetais do foro neurológico e do corpo a partir das 22 semanas de gestação, para deteção ou confirmação de malformações;
  • Estudo de doenças oncológicas (tumores) nos diferentes órgãos, nomeadamente cérebro, tórax e abdómen;
  • Estudo do cancro da mama;

Quais são os riscos da ressonância magnética?

É um exame inócuo e indolor. Uma pessoa que se submeta a uma ressonância magnética não sofre nenhum problema biológico por ser submetido ao campo magnético intenso.

Deve informar o seu médico se:

  • Sofrer de claustrofobia

O seu médico poderá prescrever-lhe um tranquilizante. Muitas vezes com uma sedação leve a situação é ultrapassada. Porém, é sempre possível o recurso a sedação anestésica (efetuada por um anestesista).

  • Sente dores nas costas

Se sente dores nas costas quando está deitado mais de 30 minutos, fale com o médico assistente, para ser possível medicar em conformidade (analgésico /relaxante muscular), permitindo tolerar o período de estudo.

  • Se tem implantes ou próteses cirúrgicas

De modo a avaliar-se a compatibilidade com o exame.

Como me devo preparar para o exame?

  • Deve estar em jejum

O jejum é obrigatório. Nos exames músculo-esqueléticos a pessoa deve estar há 2 horas sem comer. Para os exames do corpo, esse período é de 4 horas.

  • Vá à casa de banho antes

Tem de ir à casa de banho antes do exame para que não seja necessário interromper a aquisição das imagens.

  • Retire os objetos metálicos

Deve retirar todos os objetos metálicos e roupa para evitar que estes sejam atraídos pelo campo magnético.

O que acontece durante o exame?

1. Estará deitado e imóvel durante a ressonância magnética, que pode durar entre 15 a 45 minutos.

2. Depois de deitado, será colocada uma bobina de ressonância magnética no local de interesse (género de gaiola) para ampliar o sinal e resultar numa imagem de melhor qualidade.

3. Entrará no interior do equipamento, onde um íman gigante e antenas de ondas de radiofrequência contribuem para a obtenção de imagens de alta qualidade.

4. Durante o período do exame ouvirá um ruído forte e sentirá uma ligeira vibração. Ser-lhe-ão fornecidos auscultadores para reduzir o incómodo.

5. Em alguns casos, quando é necessária a caracterização das lesões, será administrado contraste endovenoso (EV), mais tarde eliminado através da urina.

Dúvidas frequentes

  • Fui operado e tenho um pacemaker, o que devo fazer?

Como existe um campo magnético intenso, deve informar o técnico/médico radiologista de eventuais cirurgias a que tenha sido sujeito ou se lhe foram colocados implantes (pacemakers, “clips” aneurismáticos, próteses cocleares, implantes oculares, etc.). Atualmente existe uma nova gama de pacemakers que é compatível com a ressonância magnética.

As próteses fixas em geral não levantam qualquer tipo de problema. Contudo, podem prejudicar a qualidade das imagens.

Outros dispositivos implantados há mais de 6 meses, como o DIU, clips de cirurgias da vesícula, válvulas cerebrais, implantes ortopédicos e stents vasculares, não são um problema para a RM.

  • Estou grávida, posso fazer uma RM?

Grávidas ou mulheres a amamentar devem informar o técnico da sua situação. É aconselhável que só depois da 12.ª semana de gestação se submetam ao exame. A amamentação não interfere com o exame, apenas deve ser evitada a administração de contraste EV.

  • Sou claustrofóbico, existem máquinas abertas?

As chamadas Ressonâncias Abertas, que têm forma de “U”, ficam com a lateral livre e permitem a entrada de luz. No entanto, a qualidade de imagem não é tão boa como nas RM fechadas, porque utilizam campos magnéticos de menor intensidade e não permitem todo o tipo de exames, apenas alguns e sobretudo do foro musculoesquelético.

  • Se precisar, posso contactar os técnicos durante o exame?

Sim, através de um sistema de comunicação interna, há sempre um técnico disponível.

  • Que cuidados devo ter depois de estar sujeito aos campos eletromagnéticos durante o exame?

Nenhuns. Pode retomar a sua vida normal.

LER MAIS