Receita secreta para uma família saudável

3 minutos de leitura

O desporto pode ser o elemento unificador de uma família. Basta que se tenha vontade de se ser saudável e feliz.

A atividade desportiva deve ser mantida em todas as fases da vida, para se manter a sua família saudável, independentemente do estilo de vida ou tamanho do agregado. No entanto, quando se tem filhos a responsabilidade é acrescida. Não é segredo que os hábitos desportivos dos pais, os seus exemplos, os estímulos e a transmissão de valores de cultura físico-desportiva, são determinantes para uma adoção de hábitos semelhantes pelos seus filhos.

John Cacioppo, diretor do Centro de Neurociências Cognitivas e Sociais da Universidade de Chicago, apresentou recentemente uma pesquisa que indica que praticar exercício físico com regularidade e viver acompanhado de amigos ou familiares aumenta a longevidade. A solidão profunda traz consigo as perturbações do sono, hipertensão arterial, alteração do sistema imunitário e depressão.

Uma vez que a atividade física atrasa o envelhecimento, não só do corpo mas também do cérebro, juntemos “dois e dois” e coloquemos as diferentes gerações da família a conviver e a exercitar-se. Viverão todos mais felizes e saudáveis.

Alguns exemplos de atividades a que uma família saudável se pode dedicar:

  • Andar

Podem escolher um parque próximo de casa ou um dos 14 que selecionámos, espalhados pelo país.

  • Andar de bicicleta

Considera-se uma intensidade moderada pedalar a 15 km/hora. Esta é a melhor opção se toda a família estiver reunida (e não houver outras limitações).

  • Jogar ténis

Uma atividade de grupo ajuda a desenvolver nos jovens o espírito de equipa, disciplina e tolerância à frustração. É uma excelente oportunidade de partilha de experiências e valores entre as gerações.

  • Dançar

Os passos podem ser datados, mas a dança não sai de moda. Fazer exercício físico enquanto a boa disposição impera: os abdominais agradecem e a sua alma também.

  • Fazer jardinagem

Além de estimular uma maior proximidade à natureza e a preservação do meio ambiente, esta atividade permite ainda conciliar a atividade física a uma promoção do conforto e beleza no meio que nos rodeia.

O desporto praticado em família não só melhora a relação entre os seus membros, como ajuda a passar valores essenciais à formação do indivíduo, tais como a responsabilidade e a solidariedade. Indiretamente diminui o insucesso escolar, os distúrbios de comportamento e a delinquência, melhorando o desempenho académico dos jovens. Só vantagens!

LER MAIS