Fruta e legumes: coma 5 doses todos os dias

As frutas e legumes devem estar presentes em todas as suas refeições diárias. E se os comer na sua forma crua aproveita todos os benefícios destes alimentos.

5 doses de fruta e legumes todos os dias

A ingestão diária de 400 gramas de fruta e legumes é muito benéfica para a saúde e a recomendação principal do Programa “5 ao dia”. Se comer todos os dias, não só ajuda a diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar, como ainda fornece vitaminas, minerais e fibras, tão necessárias ao pleno funcionamento do organismo.

A ciência confirma o poder da fruta e dos legumes

A Organização Mundial de Saúde já reconheceu que o baixo consumo destes alimentos é um dos dez principais fatores de risco associados ao desenvolvimento de doenças crónicas não transmissíveis. Por isso, aprovou em 192 países a Estratégia Global de Alimentação, Atividade Física e Saúde, que recomenda o consumo diário de fruta e legumes.

A fórmula mais fácil de concretizar a recomendação é aderir ao programa “5 ao dia”, que nasceu nos Estados Unidos da América e que promove o consumo diário de 5 porções.

Uma porção = 80g de fruta ou legumes

ou

Uma peça de fruta de tamanho médio

ou

Meia chávena almoçadeira de legumes cozinhados

ou

Uma chávena almoçadeira de legumes crus.

O programa 5 frutas ao dia:

 Experimente alimentos que não tem por hábito comer, criando novos pratos;

Distribua a fruta e legumes por várias refeições ao longo do dia. Além de enriquecerem cada uma das refeições com vitaminas e minerais, permitem-lhe ter uma dieta mais variada;

Brinque com as cores dos alimentos, percebendo que quanto mais colorida for a sua refeição, mais variada e saudável será, pois terá na sua composição diferentes nutrientes e sabores;

Varie também a forma de apresentação dos pratos, especialmente se tiver de convencer crianças a consumi-los.

Dê preferência aos alimentos de época, pois são mais baratos, saborosos e ricos em nutrientes.

Tenha sempre à mão fruta fresca lavada e pronta a ser comida.

Sempre que possível, coma fruta crua e/ou com casca e legumes crus ou cozinhados, sempre devidamente lavados. Desta forma, aproveita todos os benefícios destes alimentos.

Mantenha-se hidratado consumindo sumos de fruta natural. Estes sumos devem ser bebidos logo depois de serem feitos para que todas as suas potencialidades sejam aproveitadas ao máximo.

Colaboração:
Lillian Barros, nutricionista da Clínica Lusíadas Faro

Especialidade em foco neste artigo:
Nutrição Clínica