2 min

Desporto ao fim de semana: os riscos

É difícil encontrar um furo na agenda para marcar os jogos com amigos ou praticar um desporto todos os dias. Por isso, há quem escolha os sábados e domingos para compensar o sedentarismo do dia a dia. Mas será que trazem os benefícios esperados? Nem por isso.

Os riscos do desporto ao fim de semana

O cardiologista Severo Torres, coordenador da Unidade de Cardiologia do Hospital Lusíadas Porto, avisa: "A atividade desportiva muito intensa sem treino regular e sem terem sido avaliadas previamente as condições de saúde do indivíduo, podem levar a lesões graves quer do sistema músculo-esquelético, quer do sistema cardiovascular." Chegam ao extremo de provocar arritmias e o enfarte agudo do miocárdio.

Além disso, alerta o especialista sobre o desporto ao fim de semana e não só: "A atividade física intensa, mesmo que efetuada de forma regular, deve obrigar a prévia consulta médica, para despiste e eventual correção de fatores de risco cardiovasculares." Mesmo no caso de não ocorrerem lesões, o facto de se exercitar uma vez semanalmente não lhe traz grandes vantagens quer ao nível da manutenção da massa muscular, quer do peso. Pode é aumentar a sensação de bem-estar, uma vez que promove a interação social e o contacto com a natureza. Uma sugestão? Enquanto não conseguir regularizar as suas idas ao ginásio, aos fins de semana opte por atividades ligeiras como ioga, pilates, natação ou caminhadas. Porque o ideal seria fazer exercício pelo menos quatro vezes por semana, incluindo no programa de atividades exercícios aeróbicos, com peso e alongamentos.

Faça-o para prevenir as seguintes lesões:

  • Luxação

Separação ou deslocamento das partes ósseas numa superfície articular ou perda completa da superfície de contato entre os ossos de uma articulação. Acontece com mais frequência no ombro.

  • Tendinite

Resposta inflamatória a um micro-trauma de um tendão. É mais comum em atletas que fazem esforço físico repetitivo, como os tenistas, que apresentam inflamação do tendão do antebraço. Mas os atletas esporádicos também podem adquirir tendinites.

  • Contusão

Escoriação que geralmente decorre de pancadas e batidas. Quanto menos resistentes forem os músculos, maior é a contusão.

  • Entorse

Lesão articular que ocorre quando o movimento numa articulação excede a amplitude normal do movimento, ocorrendo um deslocamento súbito da articulação. A mais comum dá-se nos tornozelos e joelhos.

  • Distensão muscular

Rutura de fibras musculares ou do tecido fibroso do músculo, geralmente causado por um esforço muito grande ou por estresse muscular. Também é chamado por estiramento muscular.

  • Rutura de tendão ou ligamento

Acontece normalmente no joelho. Músculos fortes são mais eficazes a proteger os ossos, ligamentos e tendões.

  • Fratura

Os ossos das pessoas saudáveis são mais densos e fortes quando submetidos à pressão constante, por isso, as pessoas ativas que fazem exercícios com regularidade têm menos probabilidade de sofrer fraturas. O nosso corpo não é uma máquina que ora se liga ora se desliga. Tenha cuidado quando pratica desporto ao fim de semana.

Ler mais sobre

Desporto

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. Severo Torres

Dr. Severo Torres

Coordenador da Unidade de Cardiologia

Hospital Lusíadas Porto

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT