Defenda-se da gripe e das constipações

Bons hábitos alimentares, uma hidratação adequada e vestuário adequado à temperatura ambiente podem dar uma grande ajuda na prevenção da gripe e das constipações.

Existem hábitos que ajudam a prevenir a gripe e as constipações

Apesar de os vírus responsáveis pela gripe e constipações se manterem ativos durante todo o ano, geralmente é nos dias mais frios que os espirros, tosse e febre surgem com mais frequência. É que a exposição a mudanças de temperatura e a níveis mais elevados de humidade tende a aumentar, o que contribui para a multiplicação dos vírus.

Como se defender da gripe e das constipações

  • Opte por vestuário adequado à temperatura dos ambientes em que estiver:

Ajuda a evitar que o organismo se ressinta de tantas mudanças;
O ideal é que vista várias peças de roupa, para que possa ajustar o volume de agasalhos à medida que vai passando de espaços climatizados para espaços mais frios.

  • Evite ambientes fechados e mudanças de temperatura:

Uma maior aglomeração de pessoas aumenta o risco de contágio e mesmo em casa o ambiente nem sempre é suficientemente arejado, por isso evite, se possível, locais como centros comerciais e transportes públicos;
Areje frequentemente as várias divisões da habitação;
Sair do carro ou de uma sala climatizada para a rua mal agasalhado não é uma boa opção.

  • Não fume:

Os fumadores estão menos defendidos, porque a atividade imunológica em geral é menor, quer porque têm o aparelho respiratório menos competente.

  • Pratique exercício físico:

É uma excelente forma de reforçar o sistema imunológico;
Permanecer ativo durante todo o ano é uma boa opção para quem quer defender-se de possíveis ataques de vírus e bactérias.

  • Hidrate-se:

Mesmo que não lhe apeteça muito, beba água! Muita! Mantenha-se bem hidratado, bebendo água, chá ou sumos naturais. Quando o organismo está bem hidratado, as secreções nasais são mais fluidas, o que é essencial para a eficaz captura e bloqueio dos germes.

  • Hábitos de higiene:

Evite o contágio, lavando as mãos sempre que for à casa de banho, vier da rua e antes das refeições;
Não partilhe talheres, copos ou pratos com outras pessoas.