Tiroide sem problemas

3 minutos de leitura

Responsável pela produção de hormonas que regulam o organismo, a tiroide desempenha um papel muito importante no bem-estar. As perturbações no seu funcionamento podem explicar muitos sintomas aparentemente inexplicáveis.

Localizada no pescoço, em frente à traqueia, a tiroide é a glândula que regula a produção de energia, de calor, de batimentos cardíacos e até o bom funcionamento do intestino. Quando a função da tiroide está desregulada, por excesso ou diminuição de produção, alguns sintomas começam a evidenciar-se.

Doenças da tiroide

Hipertiroidismo

Acontece quando a tiroide aumenta excessivamente a produção de hormonas e apresenta os seguintes sintomas:

  • Aumento da fadiga cardíaca;
  • Calor;
  • Cansaço;
  • Emagrecimento.

Hipotiroidismo

Acontece quando a tiroide diminui excessivamente a produção de hormonas e apresenta os seguintes sintomas:

  • Cansaço fácil;
  • Redução energética;
  • Obstipação;
  • Rouquidão;
  • Pele seca.

Fatores de risco

As mulheres em idade adulta estão habitualmente mais expostas a perturbações do funcionamento da traqueia. Isabel Torres, endocrinologista do Hospital Lusíadas Porto, explica também que a estabilidade desta função “é especialmente importante na mulher grávida ou na mulher que tenciona engravidar, já que influencia o bom desenvolvimento do feto”.

Diagnóstico

“Uma análise ao sangue permite avaliar a evolução das doses de hormonas produzidas, auxiliando o médico no diagnóstico e na definição do melhor tratamento a seguir”, explica Isabel Torres, acrescentando que a tiroide poderá ainda sofrer alterações na sua forma (encontrando-se aumentada ou com uma estrutura irregular), o que só uma ecografia pode detetar. O mesmo exame poderá ainda detetar a eventual presença de nódulos na tiroide, que obrigarão a manter uma vigilância apertada.

Tratamento

Caberá ao endocrinologista avaliar se é aconselhável a realização de uma biopsia a eventuais nódulos que se detetem nos exames, a fim de averiguar se está na presença de um nódulo benigno ou maligno. A cirurgia poderá ser a opção escolhida pelo médico para retirar eventuais nódulos malignos.

Follow-up

O acompanhamento futuro por um médico especialista não só é aconselhável como exigível. Uma vez que a tiroide regula o funcionamento de inúmeras funções biológicas, qualquer desequilíbrio deve ser analisado e tratado. É importante prevenir complicações futuras e garantir a qualidade de vida da pessoa afetada.

LER MAIS