As vantagens de praticar desporto em família

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Aproveite os dias bons para sair de casa, praticar algum desporto e, acima de tudo, passar tempo de qualidade com a família

Não raras vezes queixamo-nos de não termos tempo para fazer nada: ler um bom livro, estar com a família ou praticar desporto. E que tal unir o útil ao agradável, juntando, pelo menos, duas destas atividades, praticando desporto em família?

União familiar

Praticar desporto em família, permite não só desfrutar da companhia daqueles que mais ama como também passar aos seus filhos hábitos de vida saudável. “Promover a união entre todos e dar aos pais a oportunidade de educarem os filhos para práticas e hábitos de saúde que eles próprios também desenvolvem” é uma vantagem apontada pelo médico José Diogo Ferreira Martins. O coordenador de Cardiologia Pediátrica do Hospital Lusíadas Lisboa lembra que, desta forma, os pais não se limitam “a mandar fazer algo enquanto ficam confortavelmente sentados numa poltrona em suas casas” e esse exemplo “é muito importante” já que se criam também objetivos comuns.

Desporto em família: educar para a saúde

A prática desportiva tem vantagens na saúde física e mental, sendo também determinante na educação de qualquer criança. De acordo com o médico José Diogo Ferreira Martins, contribui para uma boa condição física, assegura a prevenção da obesidade e de outras doenças como a diabetes, hipertensão arterial e níveis elevados de colesterol. Mais do que isso, o desporto ao ar livre contribui para um aumento da autoestima e da boa disposição. Acima de tudo, e talvez até mais importante, é o facto de permitir estreitar os laços da relação familiar.

“Não há um desporto que seja mais indicado para cada membro da família”, assegura o médico. “Cada um deve fazer aquilo que lhe dá mais gosto e para o qual tem mais aptidão”. No caso dos mais pequenos, a verdade é que “podem e devem praticar todo o tipo de desportos ao ar livre” desde que salvaguardada a sua segurança. O coordenador de Cardiologia Pediátrica do Hospital Lusíadas Lisboa acredita que “o facto de ser ao ar livre é sempre melhor do que num ambiente fechado, trazendo inúmeras vantagens e promovendo também uma adequada educação ambiental”.

Desde a Natação ao Futebol, passando pelo Jogging, pelo Ciclismo ou mesmo por uma simples caminhada, basta puxar pela imaginação e ver que são muitas e variadas as ideias de atividades que poderá partilhar com a sua família, num final de tarde ou sempre que passar uns dias fora de casa.

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Neste vídeo José Diogo Ferreira Martins explica em que situações se deve consultar um cardiologista pediátrico:

Avaliação do risco infantil

Antes de iniciar uma atividade física de forma intensa ou frequente, consulte o cardiologista. O Rastreio Desportivo Cardiovascular Pediátrico visa proporcionar a todas as crianças e adolescentes um programa de prevenção desportivo, que maximize a sua segurança.

A avaliação cardiovascular é importante para a segurança no desporto, diminuindo significativamente os ocasionais eventos súbitos fatais que tragicamente ocorrem em crianças e adolescentes desportistas aparentemente saudáveis.

O Rastreio Desportivo Cardiovascular Pediátrico foi desenvolvido sob a responsabilidade de uma equipa médica de Cardiologistas Pediátricos do Hospital Lusíadas Lisboa, a pensar nas crianças (a partir dos 8 anos) e adolescentes.

O programa é composto por dois planos:

  • Plano Básico, um rastreio simples e rápido que consiste na realização de um electrocardiograma (ECG). Este exame será efectuado por um técnico e analisado posteriormente por um Cardiologista Pediátrico, que avaliará se a criança deve realizar o plano avançado.
  • Plano Avançado, inclui uma consulta médica, uma prova de esforço e um ecocardiograma que precedem a assinatura de um documento atestando a aptidão para a prática desportiva.

Porque a saúde do seu filho é o mais importante, faça já a marcação do Plano Básico deste programa.

Não se esqueça destas dicas quando praticar desporto em família

Sempre que praticamos exercício fora de casa há cuidados a ter em mente:

  • Proteger do sol aplicando um bom creme protector UV a si e aos seus filhos;
  • Levar um chapéu e óculos de sol;
  • Usar calçado apropriado para evitar lesões nos pés;
  • Optar por vestuário confortável e tecidos que facilitem a transpiração e a respiração da pele.
  • Beber muita água para não desidratar.

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