Festas de aniversário saudáveis e divertidas? Sim, é possível!

Damos-lhe sugestões saudáveis e saborosas para evitar que o menu das festas de aniversário seja rico em calorias e prejudicial para a saúde dos seus filhos. Partilhe-as com os outros pais.

Como preparar festas de aniversário para crianças saborosas e saudáveis?

Possivelmente já deu por si a pensar que o seu filho tem frequentemente festas de aniversário de amigos e que as opções alimentares que predominam nessas festas não são as mais saudáveis. Não querendo deixá-lo de fora do convívio, acaba por ser quase inevitável a exposição constante a bolos de aniversário, batatas fritas, gomas e salgadinhos, que fazem tantas vezes parte dos menus das festas infantis.

Esta é uma das preocupações mais referidas pelos pais nas consultas de nutrição infantil. E a verdade é que estas festas não têm de ser um problema e não têm de ser sinónimo de excesso de calorias, açúcar e gordura. Basta que, para isso, seja revisto o conceito das festas e se perceba que é possível organizar festas com opções mais saudáveis, sem que isso as torne uma “seca”!

Tome nota destas sugestões que preparámos para si.

Aperitivos salgados:

Em vez das típicas batatas fritas de pacote, faça chips de batata-doce (roxa, branca e laranja) no forno, com pouco sal e com orégãos;

Uma quiche é sempre bem-vinda, mas sem natas – substitua-as por queijo quark! Adicione ao queijo batido, ovos, diferentes legumes bem coloridos, cogumelos e/ou frango ou atum. Ninguém irá notar a diferença e ficará deliciosa!

Wraps de atum ou de queijo com vegetais ficam bastante saborosos, fáceis de preparar e cortados em vários rolinhos tornam-se num belo aperitivo;

Mini-sandes variadas, com diferentes tipos de pão (dos mais simples aos mais coloridos: pão de mistura, centeio, de milho ou de beterraba) com queijo flamengo, queijo fresco, pasta de frutos secos, atum ou frango desfiado… opções para todos os gostos!

Guacamole húmus (simples ou de beterraba) com palitos de diversos vegetais (cenoura, aipo ou pepino); 

Doces:

Elementos crocantes nunca são demais, por isso, além das chips de batata-doce, coloque na mesa uma taça com fruta desidratada! É sempre uma opção saborosa e nem precisa fazer em casa (no mercado existem várias marcas de fruta desidratada sem adição de açúcar) – maçã, pera, abacaxi, manga, é só escolher…

Pipocas caseiras com canela e mel/xarope de agave. São bem mais saudáveis que as pipocas embaladas, pois conseguirá controlar a quantidade de gordura e açúcar que adiciona.

As crianças adoram gomas. E por que não fazê-las em casa? Utilize gelatina. Ficam igualmente deliciosas e as crianças vão adorar!

Gelatina com iogurte e fruta para sobremesa;

Espetadinhas de fruta que ficam sempre coloridas e atrativas. Pode passá-las por chocolate negro derretido (+ 70% cacau) sem adicionar açúcar. O chocolate irá solidificar e ficarão deliciosas!

Experimente estes muffins de aveia e chocolate negro:

Para 7 unidades

– 1 ovo M
– 1 chávena de farinha de aveia
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 1 banana pequena
– 1 iogurte natural não açucarado
– 2 colheres de sopa de leite magro
– 40g de chocolate negro partido em pequenos pedaços
– 1 pitada de sal

 

Tudo triturado, à exceção dos pedaços de chocolate, colocado em formas de silicone. Cozinhar 15 a 20 min no forno a 180º et voilà!;

Iogurte grego natural para misturar com granola caseira, raspas de chocolate negro e fruta laminada;

Gelado de iogurte e fruta, em que basta triturar 500g de iogurte grego natural ligeiro não açucarado com 300g de fruta congelada, colocar numa forma e reservar durante 30 minutos no congelador;

Bolo de aniversário caseiro. Não tenha dúvidas que qualquer que seja a receita que escolher, ficará sempre mais saudável, saboroso e menos calórico.

E para beber:

Esqueça os refrigerantes, pois consegue facilmente substituí-los por opções bastante saborosas e mais saudáveis. Aqui ficam algumas ideias:

Limonada caseira;

Sumos de fruta naturais variados: laranja, melancia, manga, abacaxi…

Chás frios com canela e hortelã (escolha as opções mais coloridas, um chá de frutos vermelhos ou de manga são sempre uma boa opção);

Boas festas, com mais saúde e a mesma diversão!

Autoria:
Tânia Furtado, nutricionista do Hospital Lusíadas Lisboa, Clínica Lusíadas Almada e Clínica Lusíadas Parque das Nações

Especialidade em foco neste artigo:
Nutrição Clínica