Chocolate: os prós e os contras

O chocolate é adorado quase universalmente e tem vários benefícios para a nossa saúde, assim como desvantagens. Fique a conhecer os dois lados

Vantagens e desvantagens de consumir chocolate

O facto de ter um sabor que muitos consideram delicioso faz com que seja uma tentação difícil de resistir, até porque porque provoca uma sensação de bem-estar quando o comemos. Dizemos-lhe os prós e os contras do chocolate, tendo sempre em conta que a palavra de ordem deve ser moderação.

Os benefícios do chocolate 

O chocolate tem, na sua composição, substâncias com benefícios para a saúde já comprovados pela ciência. Vamos falar-lhe dos mais importantes:

  • Flavonoides

“Ainda não há uma recomendação oficial da quantidade de flavonoides ou dos alimentos ricos em fitoquímicos que devem ser ingeridos para serem benéficos à saúde”, explica Lillian Barros, nutricionista na Clínica Lusíadas Faro. E acrescenta: “recentes estudos indicam que os flavonoides encontrados no cacau têm várias ações favoráveis”, incluindo:
Proteção antioxidante;
Modulação da homeostase (processo de regulação) vascular, contribuindo, consequentemente, para a saúde cardiovascular;
Redução da oxidação do colesterol LDL (mau colesterol), assim como a tendência para a agregação plaquetária, evitando enfartes e AVC;
Podem ajudar a diminuir o risco de alguns tipos de cancro.

Estes efeitos são ainda mais potenciados se a percentagem de cacau presente no chocolate for superior a 70%.

  • Teobromina

Presente nos produtos com cacau está também a teobromina, um fotoquímico com ação diurética, que atua como estimulante ligeiro do sistema nervoso central, do sistema respiratório e dos músculos cardíacos.

  • Vitaminas e sais minerais

O chocolate é ainda rico em minerais como o manganês, o potássio e o magnésio e contém vitaminas do complexo B.

As desvantagens

“Não devemos ignorar que no chocolate existe também gordura, o que não torna esta tentação tão perfeita”, lembra Lilian Barros. “No seu processamento, alguns tipos podem ter leite e gordura hidrogenada, tornando-os verdadeiros vilões para a saúde por aumentarem muito seu valor calórico”, especifica a nutricionista, lembrando que o chocolate preto com mais de 70% de cacau é a opção mais saudável, sobretudo se feito a partir dos grãos de cacau torrados. Mesmo assim, e mesmo que se trate de chocolate preto, não exagere.

 

Colaboração:
Lillian Barros, nutricionista na Clínica Lusíadas Faro

Especialidade em foco neste artigo:
Nutrição Clínica