A canja de galinha cura a gripe?

Não há nada melhor do que uma canja de galinha para curar a gripe, diz a sabedoria popular. Mas será mesmo verdade?

A canja de galinha ajuda a curar a gripe?

Aos primeiros sinais de gripe, a receita das avós é certa: nada como uma boa canja de galinha. Mas será que é mesmo eficaz no combate ao vírus? A resposta é: não cura a infeção, mas ajuda a fortalecer o corpo e aliviar alguns sintomas, como a coriza (pingo no nariz) e a fraqueza.

Originalmente, a canja é um prato asiático, que terá sido divulgado por Garcia de Orta, o médico da corte portuguesa que vivia na Índia no século XVI. No Estado de Malabar, onde se encontrava a antiga colónia de Goa, a “kanji” – como era conhecida – era muito popular. À mistura de água com arroz dos indianos, os portugueses viriam a acrescentar legumes, temper o e galinha, transformando-a na canja dos dias de hoje.

Canja de galinha: o segredo está no frango?

A gripe é uma doença aguda provocada por um vírus que afeta predominantemente as vias respiratórias.
A combinação clássica da canja de galinha tem arroz, frango, cenoura e caldo. A cebola e o alho, usados no tempero, são alimentos imunomoduladores, que contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Mas o grande responsável pelo fortalecimento do corpo é o frango. Rico em zinco, um mineral que acelera a produção de glóbulos brancos, acaba por tornar o sistema imunológico mais eficiente. Além disso, a carne de galinha cozinhada liberta cisteína, que é um aminoácido importante para a expetoração que fica acumulada nas vias respiratórias. A cisteína atua sobre o muco pulmonar e torna-o menos espesso, agindo como a acetilcisteína, que se encontra em medicamentos para descongestionar pulmões.

Por outro lado, como é servida quente, faz com que o nariz inale vapor e elimine o excesso de muco, facilitando a respiração. Os líquidos quentes ajudam a aumentar a fluidez dos mucos, o movimento dos cílios pulmonares e auxiliam, assim, na expetoração.

Paralelamente, como quando se está com gripe costuma ocorrer falta de apetite, alteração do paladar e mal-estar, a canja de galinha acaba por ser tolerada por muitos. Afinal, é ligeira, tem um sabor neutro e é uma forma adicional de hidratação.

Em suma
Resumindo, quando manifestar os primeiros sintomas de gripe, não hesite: coma uma boa canja de galinha. O frango e o calor ajudam a tornar o muco pulmonar mais fluido, facilitando a respiração.

 

Revisão científica:
Nina Fernandes, médica Interno do 5º ano da Especialidade de Medicina Interna no Hospital Lusíadas Albufeira

Especialidades em foco neste artigo:
Medicina Interna