Batata-doce: 8 benefícios para a saúde

A batata-doce é um tubérculo de cor alaranjada e sabor adocicado, originário da América Central, com uma enorme riqueza nutricional, que lhe confere propriedades benéficas a nível da saúde. Ana Rita Lopes, coordenadora da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa, revela todos os segredos deste alimento.

A batata-doce é um tubérculo originário da América Central, com uma enorme riqueza nutricional. Revelamos todos os segredos deste alimento tão saudável.

“Comparativamente à batata comum, a batata-doce é mais calórica, por conter mais açúcar. Contudo, tem praticamente o dobro da fibra, sendo composta essencialmente por fibra solúvel, que confere saciedade e atrasa a absorção dos açúcares”, explica Ana Rita Lopes, coordenadora da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa.

Veja abaixo as diferenças:

batatadoce

 

8 vantagens da batata-doce

  • Tem um elevado teor em vitaminas

A batata-doce tem um elevado teor em vitaminas, especialmente betacaroteno;

  • Estimula a produção de melanina na pele

Antioxidante benéfico ao nível da visão e que estimula a produção de melanina na pele.

  • Dá maior resistência a infeções

O elevado teor em vitaminas antioxidantes (A, C e E), dá à batata-doce propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, contribuindo para a estimulação do sistema imunitário e maior resistência a infeções;

  • Reduz a absorção de colesterol

Redução da absorção de colesterol devido ao seu elevado teor em fibra;

  • Regulação da glicemia

A fibra solúvel atrasa a absorção dos açúcares, conferindo à batata-doce um Índice Glicémico (IG) inferior ao da batata comum, o que permite uma maior regulação dos níveis de açúcar no sangue;

  • Perda/Regulação do peso

Pelo seu menor IG, pela sensação de saciedade prolongada que proporciona e pelo sabor adocicado que pode substituir o consumo de doces;

  • Nutrição desportiva

A batata-doce é muito consumida pelos desportistas pela libertação lenta de açúcar sangue;

  • Versatilidade

Pode ser confecionada de diversas formas: cozida, assada, em puré, frita, como alternativa no prato principal à batata comum, do arroz, da massa, etc. Pode ainda ser utilizada na confeção da base das sopas.

 

Sabia que…
A variedade Lyra de batata-doce tem a certificação comunitária de Indicação Geográfica Protegida (IGP). É uma variedade de produção exclusiva da Costa Litoral do Sudoeste Alentejano, cultivada nas freguesias litorais do concelho de Aljezur (Algarve) e no concelho de Odemira (Alentejo). A batata-doce é cultivada de forma tradicional: entre janeiro e março prepara-se o viveiro; entre maio e junho é feita a plantação e, em outubro, é colhida.

 

Colaboração:
Ana Rita Lopes, coordenadora da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa

Especialidades em foco neste artigo:
Nutrição Clínica