O que a mãe come interfere na amamentação?

Se tem dúvidas sobre qual é a alimentação mais adequada durante os meses de amamentação, nós respondemos.

Há inúmeros mitos que envolvem a amamentação e a alimentação da mãe e a sua capacidade de aumentar ou alterar a produção de leite. Fique pelos factos.

Sim, é um facto: o que a mãe come interfere na amamentação. Mas existem outras dúvidas que envolvem a alimentação da mãe e a sua capacidade de aumentar ou alterar a produção de leite. A Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa ajuda a esclarecer as principais questões que surgem nesta altura.

P. Por que é que uma alimentação adequada é tão importante ao longo dos meses de amamentação?

Uma alimentação adequada, isto é, completa, variada e equilibrada, constituída por todos os grupos de alimentos da roda dos alimentos, é essencial para que o leite materno tenha todos os nutrientes essenciais à nutrição do bebé.

P. Por que é que a variedade é tão importante?

O aleitamento materno permite o contacto com uma variedade de sabores dependentes da alimentação da mãe, facilitando posteriormente a diversificação alimentar do seu filho.

P. O consumo de determinados alimentos pode ajudar a aumentar a produção de leite?

Não existe evidência científica que comprove o efeito de determinados alimentos no aumento da produção de leite materno. A melhor forma de aumentar a produção de leite é dar de mamar sempre que a criança desejar, uma vez que a produção de leite materno aumenta de acordo com a quantidade extraída e a sua frequência.

P. Quais são os alimentos prejudiciais à qualidade do leite?

Apesar de não existirem propriamente proibições, durante a amamentação é aconselhável não consumir alimentos açucarados, salgados, com muita gordura e bebidas alcoólicas e/ou com cafeína, entre outros. Por outro lado, existem alimentos que a mãe come que podem causar mal-estar ao bebé (gases, dificuldade em dormir, etc.) ou reações alérgicas e que devem ser evitados.

P. É importante reforçar a hidratação durante os meses de amamentação?

Sim, fazer uma boa hidratação é também determinante para a produção adequada de leite ao longo dos meses de amamentação.

 

Especialidades em foco neste artigo:
Nutrição Clínica