Açúcar escondido: o que o seu filho deve saber sobre doces

A grande tentação alimentar das crianças – e não só – pode revelar-se uma fonte de problemas de saúde. Das sobremesas aos refrigerantes, os doces prejudicam o organismo e é importante não cair em excessos. Ensine os mais pequenos o que se esconde em cada alimento açucarado.

Açúcar escondido: o que o seu filho deve saber sobre doces

Em Portugal, sabe-se que 65% das crianças com quatro anos consomem doces diariamente, um mau hábito alimentar que antecipa graves riscos para a saúde. Desde os problemas mais óbvios, como o excesso de peso/obesidade infantil e as cáries dentárias, a outras doenças que podem passar despercebidas, como a diabetes, a hipertensão arterial e a hipertrigliceridemia, os riscos do consumo excessivo de açúcar para a saúde dos mais novos são vários.
De cores vivas e sabor viciante, os doces podem ser irresistíveis para os mais pequenos. Para piorar, além dos chocolates, dos gelados ou das bolachas, o açúcar está presente em outros alimentos insuspeitos, como alguns enlatados ou pães embalados. A informação é, por isso, a melhor arma para evitar o consumo excessivo destes alimentos, sendo indispensável a leitura atenta dos rótulos dos produtos alimentares para identificar o açúcar escondido.

Transmita aos seus filhos o que é importante saber sobre os alimentos com açúcar, com a ajuda destas infografias que lhes pode mostrar.

Quais as quantidades de açúcar escondido em cada alimento?
Sabe em que alimentos há açúcar escondido e em que quantidades?

Sabes analisar a lista de ingredientes e identificar o açúcar escondido?

Nem sempre os produtos alimentares têm a palavra “açúcar” escrita na lista de ingredientes, sendo esta, muitas vezes, substituída por outras designações:
Glicose/Glucose;
Sacarose;
Dextrose;
Maltose;
Maltodextrina;
Frutose;
Xarope de açúcar;
Xarope de milho;
Xarope de cana;
Xarope de agave;
Xarope de arroz;
Açúcar invertido;
Açúcar mascavado;
Mel;
Melaço.

Porque é que…


…Há sempre espaço para a sobremesa?

O açúcar estimula um reflexo de relaxamento nas paredes do estômago, reduzindo a pressão e a sensação de estar cheio.

 

…O açúcar vicia?

O consumo de açúcar cria uma sensação de prazer e de felicidade devido ao aumento da produção de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina. Não é uma dependência como a que existe em relação às drogas, mas é suficiente para não conseguirmos parar de comer uma tablete de chocolate, por exemplo.

 

… Precisamos de consumir açúcar?

A glicose (açúcar) é uma fonte de energia para o organismo, funcionando como uma espécie de combustível para as nossas células. No entanto, podemos conseguir essa energia de forma mais saudável ao consumir alimentos que contenham açúcar natural (fruta, por exemplo) e não processado.

 

Sabe distinguir entre açúcares bons e maus?

Trocar as sobremesas pela fruta e os sumos pelo leite, por exemplo, é uma forma de conferir energia ao organismo de forma saudável. Assim, evita os açúcares processados com aditivos químicos (açúcar refinado) e está a ingerir alimentos que já possuem açúcar de forma natural e simultaneamente lhe conferem outros nutrientes, como vitaminas e minerais. 

Algumas alternativas super apetitosas:
Utilizar especiarias (como a canela) para dar mais sabor a alguns alimentos;
– Juntar fruta ao iogurte natural;
Troca os sumos por chá gelado ou batidos caseiros, ambos sem açúcar.

 

Validação científica:
Tânia Furtado, nutricionista do Hospital Lusíadas Lisboa

Especialidades em foco neste artigo:
Nutrição Clínica