7 erros no trabalho que fazem mal à saúde

Desde que chegamos ao trabalho até à hora de saída, temos hábitos que podem estar a prejudicar a nossa saúde. Conheça os principais erros.

7 erros no trabalho que fazem mal à saúde

1. Não lavar as mãos quando chega ao trabalho

Desde que sai de casa até que chega ao destino, e principalmente se usa os transportes públicos, toca em superfícies nas quais outras pessoas tocaram e respira o mesmo ar que elas. Por isso, tal como deve fazer quando regressa a casa ao final do dia, não se esqueça de lavar bem as mãos.
No entanto, ao longo do dia de trabalho deve higienizar as mãos antes e depois de fazer uma pausa para comer, antes e depois de utilizar as instalações sanitárias e sempre que as suas mãos estiverem visivelmente sujas ou exista o risco de ter contactado com uma substância nociva.

2. Estar sentado à secretária muitas horas seguidas

É difícil sermos fisicamente ativos no trabalho se a nossa função nos obriga a estarmos sentados durante muito tempo.
Várias pesquisas associam o estar sentado durante cerca de 10/11 horas seguidas a um risco 40% superior de mortalidade quando comparado com pessoas que estão sentadas, em média, cerca de quatro horas diárias. Por isso, tente levantar-se periodicamente – nem que seja enquanto fala ao telemóvel, para ir à impressora recolher algum documento ou para ir beber água.
Outra sugestão que contraria o sedentarismo consiste subir as escadas em vez de usar os elevadores.

3. Ter o monitor do computador demasiado perto

O monitor do computador deve estar à nossa frente e não lateralizado, e deve ser colocado uma distância mínima de cerca de 60 centímetros. O monitor deve estar limpo, sem sujidade que possa interferir na qualidade da imagem.
O contraste e o brilho do computador podem provocar cansaço da vista, entre outros problemas relacionados com a visão, pelo que se deve otimizar esta relação com o aumento do contraste e a redução do brilho.
O ideal é que faça pausas momentâneas, pisque os olhos e, de hora a hora, faça uma pausa mais prolongada de cinco a dez minutos.

Saiba como proteger os seus olhos quando está no trabalho:

4. Não ter uma postura correta à secretária do trabalho

Quando nos sentamos, obrigamos a curva da coluna a adaptar-se a uma posição diferente – que aumenta a pressão nos discos intervertebrais e pode provocar dor nos vários segmentos da coluna: cervical, dorsal e lombar.
Para a evitar deve sentar-se de modo a que o peso seja mais suportado pelas coxas e não pela zona da bacia. Os cotovelos devem estar à altura da secretária e o monitor do computador ao nível dos olhos.
Caso passe longos períodos de tempo ao telefone, deve utilizar um sistema auricular para facilitar uma postura mais adequada enquanto escreve ao computador e atende chamadas em simultâneo.

5. Procurar escapes pouco saudáveis

Uma pesquisa revelou que quando um funcionário se sente sem energia ou sob pressão tende a fumar mais, ingerir café/bebidas com cafeína, comer doces e outros alimentos processados.
Encontrar maneiras de gerir o stresse, variar o modo como realiza as tarefas e discutir com os seus colegas/chefes modos diferentes de as fazer pode ajudar a que se sinta melhor.
Aproveitar parte da hora de almoço para descontrair, caminhar durante alguns minutos com colegas e amigos e partilhar ideias/experiências ajuda a melhorar o bem-estar psicológico e físico.

6. Não beber água

Quando não bebemos água em quantidade suficiente regularmente (cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia), o nosso organismo começa a ficar desidratado. A desidratação aumenta o nível de cortisol, uma das hormonas responsáveis pelo stresse.
Durante o processo de desidratação ocorrem várias alterações, nomeadamente: cansaço, redução da memória e da atenção, diminuição da rapidez de reflexos de resposta rápida.
Profissões com atividades expostas a temperaturas elevadas ou com equipamentos de proteção mais oclusivos devem ter um aporte diário de água reforçado.
Beber água regularmente ajuda a hidratar os tecidos, a eliminar as toxinas e a transportar os nutrientes para as células. Se tem dificuldade em beber muita água, opte por intercalá-la com chá ou tisanas, por exemplo. Às refeições, pode optar por comer um prato de sopa ou gelatina, pois são formas de ingerir água.
Além disso, a ingestão de água tem um outro benefício: faz com que vá mais vezes à casa de banho, o que evita que permaneça sentado durante muitas horas seguidas.

7. Não ter uma iluminação adequada

O ideal seria estar perto de uma janela para poder usufruir da luz natural. No entanto, e como por vezes a luminosidade pode ser demasiado intensa, a janela deve ter persianas que possa baixar ou subir de acordo com as necessidades.
Sempre que necessitar de luz artificial, deve ter uma iluminação homogénea, abrangente, eficaz e não excessiva para não esforçar os olhos.

Revisão científica:
Patrícia Maia, coordenadora da Unidade de Medicina Geral e Familiar da Clínica Lusíadas Parque das Nações e da Clínica Lusíadas Almada