Apanhada ou elástico? 5 jogos clássicos para fazer com toda a família

Para prevenir ou contrariar o aumento de peso das crianças, incentive-as a passar o tempo em brincadeiras de rua. Vá com elas para o exterior, recorra aos jogos clássicos da sua infância e redescubra uma fonte inesgotável de atividade física e gargalhadas, para pais e filhos.

Jogos clássicos em família

As consolas, os tablets e os telemóveis são um íman de atenção e ancoram as crianças a muitas horas de sedentarismo. Em vez de proibir simplesmente o uso destes aparelhos, incite os seus filhos a brincar ao ar livre. O truque? Fazer tudo em família, dando o melhor exemplo: pode começar por lhes ensinar os jogos clássicos da sua infância.

Vantagens dos jogos clássicos

Brincadeiras como o jogo da macaca ou a apanhada são atividades benéficas para o desenvolvimento de todas as crianças. A componente física é fundamental para contrariar o sedentarismo e combater a obesidade. Mas há mais vantagens:
Desenvolvimento da coordenação motora e rítmica;
Fortalecimento muscular;
Melhoria do raciocínio lógico;
Incentivo à sociabilidade e à competição saudável.

Que jogos clássicos escolher? Recorde 5 brincadeiras tradicionais:

1. Jogo da Macaca

Desenhe uma sequência de quadrados (“casas”) no chão, que funcionam como uma ‘pista’ de saltos. Cada jogador deve lançar uma pedrinha para o primeiro quadrado e saltar ao pé-coxinho para todas as outras casas (até ao final da pista e de volta ao início, exceto na casa onde está a pedra). No final, recolhe a pedra e lança-a para a segunda casa, repetindo toda a lógica anterior. Perde quem se desequilibrar e pisar fora do quadrado.
Nº mínimo de jogadores: 1
Vantagens principais: Atividade física e combate ao excesso de peso infantil, coordenação motora, desenvolvimento do equilíbrio e dos músculos associados ao movimento de salto.

2. Jogo do Elástico

Dois jogadores ficam frente a frente, com os pés afastados e um elástico à volta dos tornozelos. O elástico forma um retângulo, que será usado como campo de jogo para um terceiro jogador. O objetivo é que este terceiro jogador pule para dentro e fora do retângulo, numa sequência previamente combinada. Caso tropece no elástico ou se engane na sequência, cede a vez. Se conseguir concluir a sequência, avança um nível de dificuldade.
Nº mínimo de jogadores: 3
Vantagens principais: Atividade física e combate ao excesso de peso infantil, coordenação motora, concentração, desenvolvimento do raciocínio lógico e trabalho muscular.

3. Apanhada

Um dos jogadores fica com a função de “apanhar”, enquanto os outros fogem pelo espaço definido. Quem for “apanhado” passa a apanhar os restantes jogadores.
Nº mínimo de jogadores: 3
Vantagens principais: Atividade física e combate ao excesso de peso infantil, desenvolvimento da agilidade e velocidade, competição saudável, coordenação motora e noções espaciais.

4. Jogo do Lenço

Dividem-se os jogadores em duas equipas, separadas em extremos opostos do campo de jogo. Ao centro, um elemento neutro (árbitro) segura um lenço com o braço esticado. Em cada equipa, é atribuído um número a cada jogador, em surdina (se a equipa tiver três jogadores, devem ser atribuídos números de “1” a “3”, por exemplo). Quando o árbitro chamar um número, os jogadores correspondentes de ambas as equipas devem correr até ao meio do espaço e tentar agarrar o lenço primeiro do que o adversário.
Nº mínimo de jogadores: 7
Vantagens principais: Atividade física e combate ao excesso de peso infantil, coordenação motora, competição saudável, desenvolvimento da atenção, velocidade e capacidade de reação.

5. Corrida a três pés

Os jogadores são organizados em equipas de dois e atados um ao outro (o pé esquerdo de um é ligado ao pé direito de outro). As várias equipas têm depois que percorrer um percurso previamente combinado, como numa corrida tradicional. Ganha a equipa que chegar primeiro à meta.
Nº mínimo de jogadores: 4
Vantagens principais: Atividade física e combate ao excesso de peso infantil, coordenação motora em cooperação com outras pessoas, competição saudável, desenvolvimento do espírito de equipa e da sociabilidade.